domingo, 3 de abril de 2011

PRODUZINDO SENTIDO

A essência do meu trabalho como psicóloga clínica é a construção de sentido.
Digo construção porque é isso mesmo, é processo, é movimento,é a busca de novos significados para tudo aquilo que trazemos tão adormecido ou tão bem acomodado dentro de nós mesmos.
A psicoterapia, que tenho trabalhado com jovens e adultos desde 1985, produz sentido, ressignifica o que tendemos a repetir, visa criar novos arranjos com nossos sintomas ou nosso jeito de ser no mundo. É a busca da verdade, que não é absoluta,infalível ou sequer conhecida. “ A verdade diz : EU”, segundo Lacan.
A palavra clínica, de origem grega, significa “inclinar-se sobre”, ou seja, inclinar-se sobre o sujeito, partindo do acolhimento e da escuta, operando na verdade do discurso,trabalhando para a produção de novas versões sobre os mesmos fatos, operando com as motivações conscientes e inconscientes do sofrimento. Problemas ou dificuldades bem atuais e muitas vezes bem conscientes que, ao longo do processo terapêutico, vão remetendo a conflitos mais antigos e não tão conscientes. Uma experiência de transformação,de abertura para novos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário