quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O DESAFIO DO ENEM

Os estudantes que estão neste ano se preparando para concorrer a uma vaga no en-
sino superior sentem, nas duas próximas semanas, a proximidade do momento que, para muitos, é decisivo e, para outros, o primeiro dos desafios a cumprir, no caso dos que vão ainda prestar vestibular, como é o caso na UFRGS e em outras universidades do país.
Nossa época é farta em oferecer aconselhamentos, as dicas sobre como viver melhor,
como aprimorar nossas performances, nossos corpos, nossa saúde, enfim, a busca de resolver as inquietações, angústias, medos e ansiedades da vida fazem o sucesso dos chamados livros de auto-ajuda, dos programas televisivos onde famosos dão suas receitas de como proceder para ter sucesso, dos sites onde se pode procurar respostas para quase todas as perguntas. As dicas para quem vai prestar o exame do ENEM e o vestibular certamente estão bem difundidas, seja nos cursinhos, com a orientação dos professores, seja nos sites especializados ou nas matérias jornalísticas.
Posso apostar que a grande maioria deles colocará o foco no tema da ansiedade. São muitas as técnicas que os mais diversos especialistas sugerem, e algumas matérias dirigidas a estudantes serão enfáticas ao propor simplesmente: “o importante é ficar calmo na hora das provas.”
Pois meu recado aos que acompanham o meu blog e aos que são por mim acompanhados no consultório é para que reconheçam a ansiedade como parte deste processo, e da importância que estão atribuindo ao seu projeto. E para que priorizem a clareza do sentido do vestibular ou do ingresso na universidade, já que fazer as provas com esta clareza é um dos requisitos para ter sucesso. Ou seja, tão importante quanto ter estudado a matéria que cai nas provas, é ter estudado a si mesmo, e estar de posse de algumas convicções sobre o que se pretende ser e fazer nessa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário