quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AS ENGENHARIAS

O homo faber, esse construtor, fabricante do mundo, é essência do humano, que só se tornou humano construindo (e utilizando a linguagem, e se relacionando). Pois alguns de nós temos essa veia bem acentuada, essa de fazer, mexer, fabricar, construir, misturar, essa curiosidade de ver como funciona, como pode funcionar melhor, essa familiaridade com a técnica.
As engenharias são um campo bem propício, sem dúvida, a esses engenhosos, às vezes mais técnicos, às vezes mais criativos.
Há quem pense em engenharia como profissão exata, unicamente associada a cálculos e
à transformação físico-dinâmica dos ambientes. No entanto, o papel essencial dos engenheiros consiste em colocar à serviço da sociedade todas as conquistas da tecnologia, mediante a elaboração de dispositivos que aumentem a eficiência e diminuam a fadiga e o risco humanos, em todos os atos da vida, bem como resguardem e visem a preservação ambiental.
Esse faber que é o engenheiro, portanto, está, e muito, ligado às causas humanas. No exercício da sua profissão, geralmente exercerá papéis de liderança junto ao seu grupo de trabalho. Estar à frente na tomada de iniciativas, ser capaz de motivar o grupo para fazer, são habilidades próprias de um bom profissional da área. As habilidades de compreensão físico-matemática, desenho técnico, inteligência abstrato-espacial, são sem dúvida fundamentais naquele que tem vocação para engenharia.
O acadêmico de engenharia vai estudar disciplinas básicas tais como cálculo, física, química, computação, princípios básicos de engenharia. A partir daí passa a cursar disciplinas mais específicas, relacionadas com a área da engenharia escolhida. São muitas, e elas crescem com o crescimento das demandas geradas pelo avanço tecnológico. Por exemplo:
engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia química ou bioquímica, engenharia mecatrônica, engenharia de alimentos, engenharia da computação, engenharia elétrica, engengenharia aeronáutica, engenharia de produção, engenharia ambiental, engenharia agronômica, engenharia de minas, engenharia de petróleo, engenharia de materiais e manufatura, engenharia florestal, engenharia metalúrgica, engenharia naval e a aparentada arquitetura e urbanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário