quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A OPÇÃO PELO SUJEITO NO MUNDO DA MERCADORIA

Um dia desses fui a uma loja de sapatos e a vendedora, percebendo meu ar pensativo ao examinar o par de sapatos recém experimentado, lançou sua estratégica frase clichê: "- Tá saindo bastante!" Ou seja, vendendo bastante. Tratava-se de uma mercadoria com boa aceitação no mercado. O que ela não poderia imaginar, e não a culpo, é que, para mim, esta singular cliente, este não fosse um critério decisivo para a compra. Pelo contrário, poderia, isto sim, ter sido critério de desistência!
Vivemos no grande mundo das mercadorias. Mercadorias objetos, mercadorias humanas. Homem mercadoria, mulher mercadoria, trabalho mercadoria.
Ao decidir utilizar esse blog como um espaço para dizer o que penso, para fazer pensar, para divulgar o meu trabalho, optei por fazê-lo um espaço singular, criativo, de diferença. Não um "blog mercadoria", preocupado com o que "tem saída", o que " vende bem " , o que reproduz para ser aceito.
Talvez por isso esse blog, voltado para a orientação vocacional, não traga os requisitados testes. Não que eu me oponha a eles, mas porque prefiro fazer um trabalho que, ao invés de alienar o orientando e jogar as expectativas e responsabilidades nos testes, faça o contrário, desperte o sujeito para a reflexão acerca de si mesmo, para que se assuma como sujeito dos seus processos. Esta é a caminhada que eu proponho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário