quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

AS PROFISSÕES DA SAÚDE

Ocupar-se da saúde humana num tempo de verdadeira crise da humanidade, em que procuramos novas significações para nós, humanos, e para o mundo, este tempo de tecnologias que avançam numa velocidade inapreensível, onde as diferenças e contrastes são chocantes, num mundo em que parece crescer a tendência à propagação de doenças em escala global, em que cada vez mais uma minoria parece terá acesso aos benefícios e promessas da pesquisa biomédica, ora, isso parece tarefa desafiante. E, pelas mesmas razões, e na mesma medida, papel importante a ser desempenhado.
Profissões como Medicina, Biomedicina, Odontologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ciências Biológicas(o Biólogo, dependendo de sua opção, pode trabalhar diretamente vinculado à area da saúde), Psicologia (que pode ser classificada também em outras áreas), requerem interesses, para começo de conversa, ligados à vida e ao ser humano, à natureza,aos animais, conforme o caso. São profissões que demandam interesse pelos aspectos sociais, habilidade de análise, observação e síntese e familiaridade com os fenômenos químicos e biológicos.
Os vocacionados para essas áreas são geralmente pessoas flexíveis em relação às rotinas diárias, já que os profissionais em questão costumam exercer suas tarefas em horários que se alternam, se modificam e nada têm de estáveis.
É comum ouvirmos que estes profissionais precisam ser "frios". Talvez seja importante questionarmos esse aspecto e considerarmos que os profissionais que lidam com a saúde, muito pelo contrário, precisam contar com sua sensibilidade para lidarem com as dificuldades humanas. Importante, isto sim, o equilíbrio emocional que o habilite a lidar com as emoções do outro. Este será um desafio constante para um profissional que estará inserido num campo de grandes contrastes:de um lado, a alta tecnologia, de outro, a carência humana mais aguda. Certas áreas da Medicina e da Odontologia parecem ter adquirido uma face extremamente técnica, desafiando o profissional e clamando por sua humanidade.
Vivemos hoje numa nova ordem, regida por grandes forças econômico-financeiras, entre as quais, a indústria da beleza, nutrição e saúde. Tudo pode e deve funcionar como remédio. Nunca a humanidade temeu tanto a doença e teve tanta aversão ao mal-estar. Vivemos sob a urgente necessidade de nos sentirmos sempre supersaudáveis, bem dispostos. A medicalização e a prevenção absolutas são a obssessão incrementada pelos progressos da biotecnologia. É neste cenário que os profissionais da saúde vão necessariamente estar mergulhados. E chamados a se responsabilizar pela vida e pela humanização do seu fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário