O vestibular vem se tornando, em nível federal, um exame de caráter mais complexo, com a unificação das provas e diversificação do estilo de avaliação de acordo com a universidade. Mais disputa pelas vagas,em alguns cursos e universidades, mais opções por outro lado para quem se dispõe a se inscrever em outros estados, enfim, mudanças que desestabilizam, facilitam, ou criam certas dificuldades, dependendo do ponto de vista ou da situação de cada um. O que não mudou e nem vai mudar é o significado do vestibular. A palavra tem origem no vocábulo "vestíbulo", que é aquela parte introdutória dos prédios, como uma ante-sala, um entre-lugares. Já não é na rua, mas ainda não é dentro do lugar onde se almeja entrar. É o vestíbulo.
Vestibular, e é isso que não muda, é esse entre-lugares, esse vestíbulo da maturidade. Faz a gente se sentir meio fora, quase dentro, porque o que não muda é que o objetivo de todo vestibulando é alcançar seu lugar no mundo, desenvolver seu projeto de vida. Isto é o que não muda.
Parabéns aos que encontraram seus nomes no listão.
Aos que não conseguiram aprovação neste vestibular, é preciso renovar as estratégias e as convicções. Porque, aprovados agora, ou ainda não, estamos costruindo um projeto de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário